A marca Dove bastante conhecida por estimular as mulheres a valorizarem sua beleza natural promoveu uma nova ação neste quesito.
Convocou um artista forense treinado pelo FBI para fazer “retratos-falados” e reuniu um pequeno grupo de mulheres, solicitando que elas descrevessem a si mesmas enquanto o artista desenhava seus retratos-falados. Após a própria mulher se descrever, outra pessoa que a havia encontrado anteriormente teria de descreve-la.

Por fim eram exibidas as comparações entre os retratos-falados descritos por elas mesmas e pela outra mulher e os resultados eram incríveis: enquanto o retrato feito por auto-descrição normalmente mostrava uma imagem depreciativa da mulher, o retrato descrito pela outra pessoa mostrava uma imagem mais bonita e mais perto da realidade.

O objetivo desta ação era demonstrar o quanto as mulheres são auto-críticas e muitas vezes depreciativas quanto à sua imagem.
Confira a ação e o vídeo dela no site http://retratosdarealbeleza.dove.com.br

Claro que não demorou muito para surgir uma paródia desta ação. A paródia feita pelo New Feelings Time Comedy mostra o outro lado da moeda:  a ação era basicamente a mesma, porém, com a auto-descrição masculina e depois com as descrições femininas dos homens.

Enquanto na ação da Dove os resultados das comparações dos desenhos das mulheres tinham um tom de drama e mostravam o perfil auto-crítico feminino,  as comparações feitas na paródia “Dove Real Beauty Sketches - Men” eram no mínimo hilárias, conforme pode ser constatado no vídeo.

dove