Quem não se lembra de ter brincado com um LEGO, ou pelo menos seus modelos genéricos, quando criança?

Atualmente existem recordes mundiais de obras gigantescas construídas com peças de LEGO.Mas afinal, quando e como surgiu esse brinquedo?

Engana-se quem pensa que a marca surgiu há pouco tempo. Na verdade, sua origem é bem humilde: Nos idos de 1916 um carpinteiro dinamarquês Ole Kirk Christiansen, adquiriu uma loja de artigos de madeira fundada em 1895. A principio, a oficina produzia apenas mobilias de madeira.

Por volta do ano de 1929, o mundo inteiro passava pelo momento conhecido como  Grande Depressão. As pessoas pouco se interessavam naquela época em reformar ou mobiliar suas casas, o que tornava os negócios ainda mais complicados para Ole, e foi nessa época que ele começou a construir suas peças em miniaturas. Por volta de 1932 iniciou-se a produção manufaturada de brinquedos como carrinhos, caminhões, cofrinhos, dentre outros, todos feitos em madeira.

Em 1950, com a difusão do uso do plástico, Ole acompanhou as tendências e começou a produzir os brinquedos desse material. Anos mais tarde, a empresa, que nesta época já havia adotado o nome LEGO, uma palavra que vem do latim e significa “eu uno”, começou a fabricar “tijolos” de plástico.

Até o ano de 1960 os produtos eram fabricados em madeira e em plástico, mas com o incêndio ocorrido em uma das fábricas neste ano, a linha de produtos em madeira foi substituída pela de plástico.

Seguiram-se as inovações, lançamento de produtos, aumento da tecnologia empregada nos brinquedos até chegarmos nos LEGOS que temos nos dias de hoje, com direito à minifigs (os famosos bonequinhos do Lego) caracterizados com personagens como STAR WARS e Indiana Jones, entre outros.

O Lego é conhecido mundialmente, utilizado desde pré-escolas até universidades como uma forma de aprendizado, além de ser um dos brinquedos mais famosos e vendidos do mundo, por estimular o pensamento e a criatividade.

Certamente pode ser também citado como um excelente exemplo de perseverança e inovação, pois mesmo quando os mercado mundiais passavam por uma adversidade imensa, seu criador conseguiu fazer a diferença.

Assista agora a um treiller da Legoland, uma cidadezinha inteira construída em Lego, e a seguir outro vídeo, com os personagens caracterizados do Indiana Jones. Reparem que o cenário quase todo é contruído em peças de LEGO

LegoLand:

Divirta-se com Indiana Jones Lego: