cds-compact-discs-shiny-side-refracting-light-1-dhd

Este tema é de grande importancia ao se criar um software, desde o levantamento de requisitos até a finalização, teste e documentação. Mas infelizmente pouco seguido pelas empresas, uma empresa que tem um processo de desenvolvimento bem definido, acaba tendo muito menos retrabalho e manutenção em seus sistemas do que aqueles que saem programando na loucura.

No processo de Desenvolvimento de Software, existem vários passos ou processos para se criar um software, seguindo modelos internacionais de desenvolvimento, são eles:

Analise de requisito de software: É a obtenção das informações necessárias para o desenvolvimento.

Especificação: Na especificação você deve descrever todo o seu software, como ele deve funcionar, como serão armazenadas as informações, etc.

Arquitetura de Software: Remete a uma representação abstrata daquele sistema. Arquitetura é concernente à garantia de que o sistema de software irá ao encontro de requisitos do produto, como também assegurar que futuros requisitos possam ser atendidos. A etapa da arquitetura também direciona as interfaces entre os sistemas de software e outros produtos de software, como também com o hardware básico ou com o sistema operacional.

Implementação ou codificação: É a transformação da sua especificação em código fonte.

Teste: A etapa de teste deve ser a mais intensiva póssivel, afim de eliminar qualquer vestigio de erro de implementação ou de especificação.

Documentação: Uma importante tarefa é a documentação do projeto interno do software para propósitos de futuras manutenções e aprimoramentos.

Manutenção: A manutenção e a melhoria do software fazem parte da necessidade e de descoberta do novos itens, necessidades ou erros no software.

Modelos de Processo
Existem vários modelos de processo para você seguir durante o desenvolvimento de um software bem estruturado, são eles:

Processo em cascata, Processos Iterativos, Processos ágeis, Programação Extrema (XP) e Método formal.

Estes metodos abordarei em outros posts posteriores.